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Como Analisar a Concorrência?

Olá malta,


Ter a clareza que estamos no bom caminho é ter a certeza que conhecemos a nossa concorrência!


Não faz sentido elaborar estratégias sem saber o que o mercado anda a fazer e que resultados está a gerar para eles.


A grande vantagem do online é permitir saber muito mais do que o mundo offline.


Hoje vou falar das estratégias que utilizamos para entrar dentro dos negócios da nossa concorrência.



Analisar o Website - Capacidade de Conversão


Elaborar uma lista dos nossos concorrentes. Podemos dividir essa lista por concorrência direta e indireta. Na minha opinião é importante analisar as duas e entender o espaço e dimensão que tem o mercado.


Analisar o tráfego do site. Costumo utilizar esta aplicação: https://www.similarweb.com

Aqui vão poder ver as visitas, fontes, sites similares ...


Fazer download de todas as páginas dos meus concorrentes.

Com esta informação vou conseguir comparar com as minhas e guardar para entender as alterações que eles vão fazendo com o tempo.


Utilizo a extensão do Chrome: Full Page Screen Capture


Ver toda a estrutura do site, analisar todos os URLS e conciliar com os screens que tirei no passo anterior.

Esta aplicação é paga mas é funcional para este objetivo, infelizmente só conheço para MAC: SiteSucker5


Analisar o ano em que o projeto foi criado e entender os anos de maturação que tem.

Isto permite entender a capacidade da equipa crescer e a evolução que tem ou não.


Usem este aplicativo: https://whois.net/

Vão conseguir ver o ano de criação do domínio.



Analisar os Anúncios - Capacidade de Tráfego


Se entrarem na página de facebook da vossa concorrência, do lado esquerdo têm uma aba “Informações e anúncios”...

;) De nada

Sabem o que eles andam a fazer e onde. (BRUTAL)


Se quiserem também conseguem ver se eles estão a anunciar no twitter:

https://ads.twitter.com/transparency


Se quiserem analisar os seguidores e entender melhor que pessoas seguem a conta de Twitter deles:

https://followerwonk.com


Para ser perfeito só falta os anúncios do Google!

Está a sair: https://www.adbeat.com


Criem uma conta gratuita e aproveitem ;)

Até os criativos conseguem ver.



Automatismos - Analisar a capacidade de Retenção e Conversão


Os emails são para mim aquilo que diferencia a 1ª liga da 2ª.

Logo o que eu faço é estudar as sequências automáticas que eles têm.


Entro em todas: “Newsletter” “Pós Compra” ...

Depois aquilo que faço é no Gmail criar um tag e mando todos os emails daquele destinatário para dentro dessa pasta.


Fico com toda a sequência, os dias, o texto ...


Com esta informação é pegar no que está bem, adaptar, reajustar o que eles fazem mal e implementar.


Parte do sucesso de qualquer negócio está na capacidade de adaptar a marca ao que resulta e evitar o que não resulta.


Com estas dicas já começaram 200 passos à frente ;)


Espero que ajude, e espero que gostem do conteúdo que criamos.


Vejam também o vídeo em que explico passo por passo:

Ver o vídeo como analisar a concorrência >>


um abraço,

Bons resultados

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