Como Analisar a Concorrência?
Olá malta,
Ter a clareza que estamos no bom caminho é ter a certeza que conhecemos a nossa concorrência!
Não faz sentido elaborar estratégias sem saber o que o mercado anda a fazer e que resultados está a gerar para eles.
A grande vantagem do online é permitir saber muito mais do que o mundo offline.
Hoje vou falar das estratégias que utilizamos para entrar dentro dos negócios da nossa concorrência.
Analisar o Website - Capacidade de Conversão
Elaborar uma lista dos nossos concorrentes. Podemos dividir essa lista por concorrência direta e indireta. Na minha opinião é importante analisar as duas e entender o espaço e dimensão que tem o mercado.
Analisar o tráfego do site. Costumo utilizar esta aplicação: https://www.similarweb.com
Aqui vão poder ver as visitas, fontes, sites similares ...
Fazer download de todas as páginas dos meus concorrentes.
Com esta informação vou conseguir comparar com as minhas e guardar para entender as alterações que eles vão fazendo com o tempo.
Utilizo a extensão do Chrome: Full Page Screen Capture
Ver toda a estrutura do site, analisar todos os URLS e conciliar com os screens que tirei no passo anterior.
Esta aplicação é paga mas é funcional para este objetivo, infelizmente só conheço para MAC: SiteSucker5
Analisar o ano em que o projeto foi criado e entender os anos de maturação que tem.
Isto permite entender a capacidade da equipa crescer e a evolução que tem ou não.
Usem este aplicativo: https://whois.net/
Vão conseguir ver o ano de criação do domínio.
Analisar os Anúncios - Capacidade de Tráfego
Se entrarem na página de facebook da vossa concorrência, do lado esquerdo têm uma aba “Informações e anúncios”...
;) De nada
Sabem o que eles andam a fazer e onde. (BRUTAL)
Se quiserem também conseguem ver se eles estão a anunciar no twitter:
https://ads.twitter.com/transparency
Se quiserem analisar os seguidores e entender melhor que pessoas seguem a conta de Twitter deles:
Para ser perfeito só falta os anúncios do Google!
Está a sair: https://www.adbeat.com
Criem uma conta gratuita e aproveitem ;)
Até os criativos conseguem ver.
Automatismos - Analisar a capacidade de Retenção e Conversão
Os emails são para mim aquilo que diferencia a 1ª liga da 2ª.
Logo o que eu faço é estudar as sequências automáticas que eles têm.
Entro em todas: “Newsletter” “Pós Compra” ...
Depois aquilo que faço é no Gmail criar um tag e mando todos os emails daquele destinatário para dentro dessa pasta.
Fico com toda a sequência, os dias, o texto ...
Com esta informação é pegar no que está bem, adaptar, reajustar o que eles fazem mal e implementar.
Parte do sucesso de qualquer negócio está na capacidade de adaptar a marca ao que resulta e evitar o que não resulta.
Com estas dicas já começaram 200 passos à frente ;)
Espero que ajude, e espero que gostem do conteúdo que criamos.
Vejam também o vídeo em que explico passo por passo:
Ver o vídeo como analisar a concorrência >>
um abraço,
Bons resultados
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