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O DropShipping é uma solução?

Olá Malta,


Hoje o tema surge porque tenho recebido bastantes pedidos.

Quem trabalha comigo sabe que eu gosto de estratégias de crescimento, mas também gosto de crescimento sustentável.


O Dropshipping não entra nesta categoria, mas também não significa que é só pontos negativos.


Vamos lá tentar partilhar alguns pontos sobre este modelo de negócio.


O que é Dropshipping


O Dropshipping é um processo comercial que anula a necessidade do stock passar pela nossa estrutura, ou seja, sempre que é gerada uma compra no nosso site o fornecedor envia diretamente para o cliente final.

Grande parte destes fornecedores funcionam na China.



Mas nem tudo neste sistema são benefícios.

Começamos pela minha opinião sobre os aspetos mais negativos.


Desvantagens do Dropshipping


Muita competição. Quanto mais fácil é a entrada, maior número de concorrentes vamos ter para os nossos produtos; (Fácil nem sempre é bom)


Dependendo do produto as margens podem ser muito baixas, o que traz dificuldades em libertar capital para o Custo de Aquisição e para o lucro.


Gestão da qualidade dos produtos é muito difícil de atingir. Quem já trabalha com E-Commerce sabe que isto aumenta muito o número de devoluções. Sem um bom produto não existem negócios sustentáveis.


Gestão de Stock pode ficar complicada porque não depende só de nós. Ou seja, vários negócios consomem o mesmo stock, o que significa que podem coincidir comprar todos ao mesmo tempo e esgotar o stock do vosso fornecedor.


O negócio em si não é um ativo e o valor que tem é apenas o retorno imediato. Torna praticamente impossível de vender o negócio.


Experiência do cliente final não é possível controlar. Esta é a maior dificuldade do modelo, quando não colocamos o cliente no topo da nossa pirâmide num negócio automaticamente estamos a dar um tiro no pé.


Mas nem tudo são más notícias.


Vantagens do Dropshipping


Este Sistema é incrível para validar um produto ou um segmento. Rapidamente conseguem avaliar a demanda do mercado, se existe ou não procura para o que estão a projetar.


Baixo custo de entrada. Como não existem quantidades mínimas podem trabalhar consoante o fluxo que estão a ter de vendas.


Não tem custos de transporte, armazém e envio. Os custos logísticos são extremamente dispendiosos em tempo e dinheiro, o Dropshipping traz características que atenuam o impacto que isto tem na nossa estrutura.


O Risco do negócio é muito baixo.


Onde encontrar produtos?

Deixo aqui algumas soluções que podem utilizar se isto for um modelo que gostavam de trabalhar:


Alibaba

Aliexpress

Orbelo

Bigbuy

Zentrada


No entanto não gostava de terminar sem abrir outras opções que podem funcionar.


Encontrar produtores locais que estejam dispostos a ser flexíveis com o stock e entregas. Fornecedores motivados que procurem crescer são um excelente parceiro, podem estar dispostos a ceder nas exigências normais que tem de quantidade.

Analisem a lista de produtos que eles já têm desenvolvido e comecem a trabalhar por ai.


Trabalhar com fornecedores na China que adaptem os produtos com marca própria. Este processo permite maior controlo de qualidade, melhorar o produto e diminuição do risco no desenvolvimento do produto.

Normalmente está associado a esta estratégia uma quantidade mínima de stock para poderem fazer estas alterações.


Dropshipping ou não o truque não está no modelo de negócio,

Está no processo de atração, conversão e retenção!


Bons negócios Malta,

Abraço


Luís Diogo

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