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Email Marketing, qual a ferramenta a usar? Mailchimp vs ActiveCampaign

Olá Malta,


Como alguns de vocês receberam, o Mailchimp fez grandes mudanças na parceria com o Shopify, o que me levou a partilhar com alguns dos nossos clientes alternativas.


O email representa um grande impacto na faturação de qualquer e-commerce e é extremamente importante ter uma solução sem limitações.


Fiz um vídeo onde explico as diferenças entre o MailChimp e o ActiveCampaign.


Antes de partilhar as diferenças, vou começar por explicar o que é que estas ferramentas podem fazer:


Permitem enviar emails às nossas listas de clientes;

Criar campanhas e enviar newsletters específicas a clientes segmentados;

Automatizar as nossas sequências de email;

Otimizar os emails em função dos resultados financeiros;


No entanto não é linear a forma como elas trabalham, cada solução tem os seus pontos fortes e fracos.



Vantagens do MailChimp


Grátis até 2000 contactos e 12,000 emails;

Facilidade no Design e composição do Email;

Facilidade a instalar o automatismo de Carrinhos Abandonados e Pós Compra;

Facilidade de integração com aplicações e-commerce (Magento, Woo...);

Outras soluções integradas ( LandingPages, Ads ...);

Recursos e informação muito detalhada;



Desvantagens do MailChimp


Dificuldade em segmentar as listas de cliente;

Não permite automatismos mais avançados e dinâmicos;

O teste A/B é muito limitado o que traz pouca capacidade de otimização;

Suporte muito limitado para planos gratuitos;

Não permite trabalhar com o Shopify >> perderam 600.000 lojas de informação;


Como tudo o que é Grátis tem limitações.

Neste caso mesmo o pago acaba por ter limitações.


A solução que nós já usamos internamente (A solução que está a enviar este email ;) )

É o Active Campaign, que também não é perfeito (Preço)



Vantagens do ActiveCampaign


Segmentação profissional das listas de clientes;

Componente visual na configuração dos automatismos;

Criação de todas as listas de automatismos (Carrinhos Abandonados e Pós Compra);

Criação de sequências dinâmicas e mais avançadas;

A/B testing sem limitações;

CRM e pontuação de contactos;

Tracking da campanha toda;



Desvantagens do ActiveCampaign


Preço inicial;

Dashboard da performance dos resultados das campanhas;

Dificuldade em ambientar à plataforma;


Mas estas ferramentas têm sempre que ser encaradas como um investimento e nunca como um custo.

Porque o retorno que elas trazem ao nosso negócio é muito grande.


Para quem gostar de explorar mais opções:

Klaviyo

Get Response

E-Goi


Não existe nada perfeito.

Todas elas têm a capacidade de adicionar faturação ao negócio.


Façam as vossas escolhas de forma consciente.

Se quiserem ver a minha análise vejam o vídeo.


Eu vou continuar a acompanhar as alterações do mercado, e a tentar entregar soluções que façam sentido.


Boas vendas,

Luís Diogo

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